5 DICAS PARA ECONOMIZAR E POUPAR DINHEIRO PARA COMPRAR UMA CASA

Puppet, piggy bank and calculator. Isolated over white

Comprar um imóvel é um objectivo de vida para muita gente. Esta conquista se torna ainda melhor quando é resultado de um planejamento financeiro que permita aos novos donos uma vida sem dívidas exorbitantes e outras dores de cabeça de origem financeira, que podem afectar quem compra uma casa ou apartamento sem fazer um bom preparativo do orçamento. Uma boa reflexão sobre os hábitos de consumo e algumas mudanças de comportamento ajudam a tornar a casa nova uma realidade! Confira algumas dicas para economizar para comprar um imóvel!

ECONOMIZE DIRECTO NA FONTE

Realizar o famoso sonho da casa própria vai exigir sacrifícios financeiros. Uma saída para não sofrer aperto na hora de pagar as parcelas é adaptar o orçamento mensal bem antes de comprar o imóvel. Reter parte de sua renda em uma poupança ou conta corrente antes mesmo de colocar o salário no bolso é uma boa maneira de ir se acostumando com a nova situação financeira e poupar um dinheiro ao mesmo tempo. A porcentagem de renda economizada pode variar. Poupar algo em torno de 30% dos ganhos é uma forma de se acostumar às prestações, que não devem ter valor muito superior à esta porcentagem do seu salário.

 

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE SEUS LUCROS E DIVIDENDOS

Não é prudente adquirir um imóvel se o comprador não tiver condições financeiras para arcar com os custos. Além de todas as medidas judiciais, que podem trazer ainda mais prejuízos, ainda há o perigo de perder o bem em caso de inadimplência. Faça um balanço e compare os rendimentos com as dívidas mensais e gastos gerais. Esta é uma maneira de saber quanto é possível gastar por mês com uma parcela de um imóvel e ainda ajuda a achar gastos que podem ser excluídos da sua vida.

 

FAÇA CORTES ESTRATÉGICOS

Não é preciso ficar sem sair ou deixar de realizar passeios e viagens para comprar uma casa. Tudo pode ser ajustável, basta uma boa olhada nos seu comportamento nas horas de lazer e tentar reduzir alguns custos envolvidos, como o pacote da TV a cabo, os pedidos de fast food, as baladas e as compras feitas por impulso. Diminuir algumas regalias no presente traz tranquilidade no futuro!

 

TENHA SAÚDE EM DOBRO: FÍSICA E FINANCEIRA

Quem é fumante ou gosta de tomar uma cervejinha com frequência sabe o quanto esses produtos são caros, principalmente devido à quantidade de impostos. Eliminar alguns vícios muda radicalmente a quantidade de dinheiro sobrando. E não se engane ao pensar que só tabaco e bebidas alcoólicas fazem mal à saúde e ao bolso. Refrigerantes, café e doces também são altamente aditivos e consumi-los com frequência também gera uma despesa constante no seu orçamento.

 

FECHE A CONTA

Deixe para criar dívidas grandes quando não estiver comprometido com outros gastos. Quite a maioria de suas parcelas em aberto antes de colocar os gastos com o novo imóvel em sua planilha de gastos.

Economizar pode exigir mudanças, mas o fruto deste sacrifício é a realização de um sonho sem que ele se torne um pesadelo para o bolso. Procure boas maneiras de comprar a casa nova. Se você não tem pressa para mudar e pretende iniciar o investimento sem gastar muito com parcelas um consórcio pode ser a melhor solução. Depois de descobrir alguns truques para não ficar no vermelho, ponha o lápis para funcionar e fique de olho nas contas!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *